Qual escolher: Papel Toalha Branco, Creme ou 100% Celulose?

O modo mais higiênico para o processo de secagem das mãos é sem dúvidas a utilização do Papel Toalha, tendo como ponto de vista a nossa saúde. Além de sua utilização ser indicada por diversos estudos pelo mundo, o Papel Toalha pode ser encontrado em diferentes formatos, tamanhos, espessuras, qualidades e demais variáveis que existem no mercado atualmente, assim se encaixando em diferentes cenários empresariais.

Mas afinal, qual é a melhor opção de Papel Toalha a ser utilizado?

No artigo de hoje falaremos brevemente sobre os 3 tipos de papéis mais comuns, O Papel Toalha 100% Celulose, o Branco e o Creme.

Partindo do ponto de que normalmente o processo de escolha de um Papel Toalha não é feito por meio de seus detalhes técnicos e sim por conta dos preços e rendimento do mesmo, iremos mostrar as principais especificações  e a diferença entre os 3 tipos mais comuns para lhe auxiliar na próxima compra.

 

Alguns aspectos importantes presentes em todos os papeis toalha:

 

Absorção
Papeis fabricados com 100% de celulose virgem possuem alta absorção (e não esfarela quando molhado), enquanto os papéis reciclados não absorvem água adequadamente, gerando mais consumo de folhas para a secagem das mãos. Um bom papel deve absorver rapidamente a água.

Resistência ao úmido (R.U.)
Papel toalha tem que ter um RU elevado, para que não se rompa ao ser retirado do dispenser por mãos molhadas. Papéis dotados de RU receberam a adição de componentes químicos que aumentam a resistência mecânica do papel, principalmente ao ser molhado, esta característica permite que um papel toalha enxugue as mãos sem se desfazer.

Gramatura
A gramatura em si não determina a qualidade do papel. Produtos fabricados com 100% de celulose virgem podem trabalhar com gramaturas mais baixas devido à sua qualidade (alta absorção, elevado RU e adequada resistência mecânica). Já os papéis reciclados, devido à falta de homogeneidade das aparas das quais se constituem, tendem a ter uma gramatura maior para compensar a falta de adequada resistência mecânica à tração.

Suavidade
Quanto maior a quantidade de material reciclado, maior a aspereza do papel. A suavidade do papel toalha não se confunde com a maciez do papel higiênico. Neste, usa-se um tipo diferente de fibras e aditivos específicos para obtenção desta característica.

Brancura
Não é o grau de brancura que determina a qualidade do papel, pois, principalmente nos papéis reciclados, são usadas grandes quantidades de alvejantes ópticos para “maquiar” a aparência dos diversos tipos de aparas utilizadas.

Odor
A água é um dos principais insumos utilizados na fabricação do papel (cerca de 97%). Em alguns papéis reciclados, a cor e odor do papel são derivados do tipo de água e de aparas utilizadas na sua fabricação.

Bom, agora ficou mais fácil de escolher o Papel Toalha ideal para sua empresa. E você, qual Papel Toalha utiliza? Conta pra gente.

 

Receba dicas, novidades e promoções diretamente em seu email!



 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *